terça-feira, 29 de novembro de 2011

Colegio: Barros Barreto
Data:29-11-11
Serie: 2º B matutino
Professor: Ualace Melo
Alunos: Adriana Freitas,Edvaldo Neto,Fernanda Paulino,Igor Galiza,Lícia Bandeira,Poliana Cabral,Tarcila Oliveira.
                                                                         
                                                                   Relatorio!




Começamos a fazer o trabalho no dia 18.11 nos reunimos na casa de Lícia pra procurar alguma coisa sobre o nosso tema.

     No dia 21.11 fizemos a pesquisa e o blog com as primeiras postagens, procuramos em varios SITEs e personalizamos do nosso jeito.Fizemos reuniões na casa de Lícia umas 3 vezes.E no dia 29.11 fizemos o nosso video sobre o CONE para incrementar mais nosso trabalho.

OBS:

Pesquisa: Adriana Freitas,Edvaldo Neto,Fernada Paulino,Lícia Bandeira e Poliana Cabral estiveram em todas reuniões, Tarcila e Igor galiza Não foram pras reuniões mas ajudaram do jeito que podiam,Tarcila mandou e-mail de pesquisa sobre o Cone.

Videos: Todos participaram do vídeo e Tarcila Gravou o vídeo.

Blog: Lícia Bandeira e Fernanda Paulino fizeram o blog e Poliana ajudou nas postagens.

Todos ajudaram da maneira que puderam!





Resenha com objetos em formato de Cone!





Nesse vídeo tivemos a intenção de mostrar objetos que usamos no nosso  dia-a-dia com formato parecidos com o cone,fizemos esse vídeo de uma forma divertida!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cone.


Reparem que até no sapato o cone está !

Os cones podem ser divididos em:


Reto

O cone é dito reto quando a sua base é um círculo e a reta que liga o vértice superior ao centro da circunferência da sua base (isto é, o seu eixo) é perpendicular ao plano da base. Em um cone circular reto, cuja base é um círculo, a face lateral é formada por geratrizes (g), que são linhas retas que ligam o vértice superior a pontos constituintes da circunferência do círculo. O conjunto desses pontos, ou seja, a totalidade da circunferência, tem o nome de diretriz, porque é a direção que as geratrizes tomam para criar a superfície cônica. Pode-se dizer também que o cone é gerado por umtriângulo retângulo que roda sobre um eixo formado por um dos catetos, no caso de ser um cone reto.


Oblíquo

Denomina-se oblíquo quando não é um cone reto, ou seja, quando o eixo é oblíquo ao plano da base.


Equilátero

Um cone circular reto é um cone equilátero se a sua seção meridiana é uma região triangular equilátera e neste caso a medida da geratriz é igual à medida do diâmetro da base.

Cone

Ao estudarmos Geometria nos deparamos com várias situações geométricas, alguns sólidos possuem origem e fundamentos na sua formação, um deles é o cone, figura presente no cotidiano. 
Dado um círculo de centro O e raio R no plano B, e um ponto P fora do plano. O cone será formado por segmentos de reta unindo o ponto P aos pontos do círculo. 

Outra forma de construir o cone é através da revolução do triângulo retângulo sobre um eixo vertical. 

Elementos do cone 

g: geratriz do cone 
h: altura do cone 
r: raio da base 
v: vértice 




Classificação do cone 
                Cone reto                                               Cone oblíquo



No cone reto podemos aplicar a relação de Pitágoras para o cálculo da geratriz (g), do raio da base (r) e da altura (h), pois vimos que o cone pode ser formado através da revolução do triângulo retângulo. Comparando os elementos do cone aos do triângulo retângulo temos: 



Geratriz no cone, hipotenusa no triângulo. 
Altura no cone, cateto no triângulo. 
Raio da base no cone, cateto no triângulo



Uma importante relação no cone é dada por: r² + h² = g², observe a figura:



Áreas no cone 



Área da base 
Por ser uma circunferência, a área da base de um cone é dada pela seguinte expressão: 



Área da lateral 
A área lateral do cone é dada pela seguinte expressão:



Área total 
É dada somando-se a área lateral e a área da base. 
At = Al + Ab 
At = Πr(g+r) 




Volume do cone 



O volume do cone é dado pelo produto da área da base pela altura divido por três. 
V = (Πr²h)/3




Planificação do cone